Configurando Ubuntu em Dell Vostro 1310 [Microfone externo]

10Mar09

Esses dias recebemos os notebooks novos da empresa, são notebooks Dell Vostro 1310.

Ao tentar instalar o Ubuntu 8.04 no notebook encontrei alguns problemas, um destes foi com os microfones.

Este modelo vem com dois microfones, um embutido e um microfone externo (para headset por exemplo).

Procurei várias formas para fazê-los funcionar, o único que eu consegui foi o microfone externo. Para configurá-lo deve se adicionar a seguinte linha no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base :

options snd-hda-intel model=dell

É necessário fazer alguns ajustes no Volume Control e pronto! Ready to use.

Estes passos funcionaram na máquina que testei. Por favor, comentem caso funcione ou não na sua máquina.

6 Responses to “Configurando Ubuntu em Dell Vostro 1310 [Microfone externo]”

  1. 1 Alexandre

    acabei de comprar um vostro 1310 e estou na duvida para instalar o ubuntu.
    os botoes de volume, play, stop, etc tbm funcionaram normalmente no seu?

    • Olá Alexandre,
      testei os botões de play, pause, stop e outros e funcionam bem. Mas isto depende bastante de qual programa você usará para tocar música.
      O Rhythmbox Music Player aceitou os botões tranquilamente, mas o Songbird (meu player padrão) não responde aos botões.
      Abraços

  2. 3 David

    olá,

    Tenho um vostro 1310 e instalei o ubuntu 8.10. Nao consigo usar o microfone (a única coisa que nao consegui até então).

    Tentei inserir a linha options snd-hda-intel model=dell no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base mas nao funcionou,. Aumentei todos os volumes e tambem nao adiantou.

    Voce poderia me explicar o que mais voce fez depois de inserir aquela linha no arquivo alsa-base?
    Que ajustes no controle de volume voce fez?

    Desde já agradeço

    David

    • Olá David, você não está conseguindo usar o microfone built-in ou o externo?
      O vostro 1310 possui esses dois microfones.
      O microfone embutido, que vem na própria máquina, não consegui fazer funcionar ainda, eu plugo um microfone externo no notebook e com esta configuração que mostrei ele funciona.

  3. 5 David

    Olá Anderson,

    Eu tinha perdido esse site, por isso demorei em responder.
    Estou tentando usar o microfone plugado no note e nao consigo fazer funcionar. Já até instalei o 8.04 pra ver se dava certo e nada.

    Abraço

  4. Senhores,

    Alguma novidade na habilitação do microfone embutido do Vostro 1310 no Ubuntu? A minha instalação é a 9.04 e não obtive êxito. Apesar disso é incrível! Quase que me substitui o windows.


Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

